7, dez — 2008
O bruxo também é pop
- O Globo / Revista da TV
“A leitura de Carvalho para Dom Casmurro se preocupa pouco com a hipótese de adultério de Capitu. A série se concentra mais em dissecar o mundo de aparências em que ela desconcerta o coração e os dogmas de dândi do jovem Bento”.
Leia Mais24, mai — 2009
Curso na Universidade da Califórnia debate obra de Luiz Fernando Carvalho
- O Globo
“Luiz Fernando Carvalho é hoje, sem dúvida, o diretor que tem o trabalho mais autoral de toda a produção de TV e cinema no Brasil. Ele é um autor, no sentido amplo da palavra, o criador de uma estética própria, que ele vem construindo desde Os Maias. E as minisséries, em especial Capitu, que foram exibidas para estudantes que não conheciam sequer o enredo, começam a atrair pesquisadores nos EUA para a produção brasileira”, diz o professor e pesquisador de cinema Randal Johnson, diretor do Centro de Estudos Latino-Americanos da UCLA.
Leia Mais10, jul — 2008
Esse seu olhar
- Folha de S.Paulo / Ilustrada
2, nov — 2008
Um ensaio sobre a dúvida
- O Globo
“Com uma linguagem atemporal, a série, gravada em impressionantes cenários que reproduzem o século XIX no antigo Automóvel Clube do Brasil, no Centro do Rio, está dividida em duas fases e tem um elenco formado em sua maioria por rostos novos.”
Leia Mais22, nov — 2008
Hoje é dia de Capitu
- Folha de S.Paulo
“O diretor também ressalta a pegada política do romance. ‘Conta-se uma história que é também uma crítica dos costumes da elite branca do final do século 19′”
Leia Mais22, nov — 2008
A eternidade de um enigma
- O Globo / Revista da TV
“A personagem feminina é construída pela fantasia de um homem ciumento. Um homem inseguro da sua masculinidade. Me parece que, embora isso não esteja escrito, e Machado felizmente não estivesse tentando fazer nem um pouquinho de teoria psicanalítica, o que é realmente enigmático para o Bentinho é a sua sexualidade. Ele não sabe o que Capitu viu nele, do que ela se enamorou. E, a partir daí, a sexualidade dela passa a ser muito ameaçadora para ele – disse a psicanalista Maria Rita Kehl”
Leia Mais3, dez — 2008
Capitu é um luxo
- Isto é
“Mas sobre um ponto não há dúvida nenhuma: a nova minissérie vai mostrar mais uma vez as imagens luxuosas e sofisticadas que se tornaram marca registrada de Carvalho”
Leia Mais5, jul — 2008
Personagem desperta opiniões ambíguas
- O Globo / Prosa e Verso
“O mais importante quando falamos de Capitu, não é saber se ela traiu ou não. A maior traição é ir contra o próprio desejo”, por Contardo Calligaris
“É esta fé inabalável que norteia as ações de Capitu. A borboleta aquece as asas ao sol e revoa, rodopia e invade a casa, ocupa as ruas e grita ao mundo que a plenitude é possível. Seria isso mesmo?”, por Luiz Fernando Carvalho
5, dez — 2008
“Não corro atrás de elogios”
- Caderno B/ Jornal do Brasil
“Capitu é uma luxuosa adaptação de Dom Casmurro. Na imaginação do diretor de A Pedra do Reino, a trágica história de amor de Bentinho e a mulher de olhos de ressaca ganha roupagem barroca e ao mesmo tempo pop”
Leia Mais27, ago — 2009
Entrevistas: Luiz Fernando Carvalho
- Blog
3, jan — 2009
A Capitu pós-moderna em livro
- Jornal do Brasil
“As análises renderam, além da confecção da minissérie, o livro Capitu, ilustrado com imagens do projeto e dos bastidores das gravações”
Leia Mais16, dez — 2008
Arte na TV – Capitu, de Luiz Fernando Carvalho, mistura referências eruditas e populares
- revista Luz e Cena
“Adrian Teijido afirma que um diretor de fotografia convencional teria dificuldade em se adaptar ao projeto”
Leia Mais1, dez — 2008
Ele quer seduzir os jovens
- O Estado de S.Paulo / TV & Lazer
“Pensei muito nos jovens. Queria quebrar o preconceito contra a obra de Machado, geralmente empurrada goela abaixo nas escolas. Existe a percepção de que Machado é confuso, obtuso e obscuro”, explica Carvalho. “Mas ele é tão moderno, jovem, vivo, que ficaria feliz em ser compreendido por jovens do século 21, 22…25”
Leia Mais6, dez — 2008
Olhos de esfinge
- O Globo / Segundo Caderno
“Os olhos mais famosos da literatura brasileira estão reencarnando novamente em ensaios, num casarão restaurado, na Rua Gomes Freire, no Centro do Rio, não muito longe da mítica Rua de Matacavalos, atual Mem de Sá, principal cenário do livro Dom Casmurro”
Leia Mais14, ago — 2009
Música barroca de banda exibe tom atemporal
“Minha canção alimentou com enorme força nossa visão, como se abrisse uma porta, que era a de apresentar-se como tema atemporal e sem fronteiras para uma história do século 19 e de sempre. A porta se abriu e eu entrei: Elephant Gun, do Beirut”
Leia Mais