14, jan — 2017
Há um rebaixamento cultural, diz diretor Luiz Fernando Carvalho
- Folha de S.Paulo
“Houve um rebaixamento cultural muito grande. O público perdeu essa referência. E não só o público da TV, mas a população com um todo. Perdeu-se a noção do poder inventivo da alta literatura” (Luiz Fernando Carvalho)
Leia Mais18, jan — 2017
A linguagem como sonho
- Bravo
“Somos um país profundo, e seguir investigando criativamente este subsolo me interessa.”(Luiz Fernando Carvalho)
Leia Mais9, jan — 2017
Luiz Fernando Carvalho transpõe cuidadosamente para a TV a saga de Dois Irmãos
- Estadão
“Acho que, no meu ofício, o que faço é cotejar com a literatura. A linguagem do livro já não é linear, e eu tenho a impressão de que, embora tenhamos todos esses personagens – pai, mãe e filhos -, existem outros personagens, e são os que mais me interessam como narrador. A memória. O tempo” (Luiz Fernando Carvalho)
Leia Mais12, jan — 2017
“A gente precisa deixar o ego em casa”, diz Eliane Giardini sobre Dois Irmãos
- O Globo
“A gente mergulhou por inteiro e fez um trabalho de vivência dos personagens meses antes das gravações. Foram muitas horas de improvisações, ensaiamos com os olhos vendados. Eu, Juliana e Gabriella fomos improvisando juntas a nossa Zana. Você precisa arregaçar as mangas e deixar o ego em casa para topar esse tipo de trabalho” (Eliane Giardini)
Leia Mais9, jan — 2017
Minissérie Dois Irmãos tem início hoje; Cauã Reymond é o protagonista
- Correio Braziliense
“A missão maior dos veículos de massa hoje é a de criarmos não somente consumidores, mas de abraçarmos, numa busca constante, a reflexão de que o entretenimento não se basta com seus lucros, ele precisa ir além. Sua missão deve ser maior. Mesmo sem abrir mão de lucro algum, se faz necessário abraçar esta missão maior, que é a de formar cidadãos.” (Luiz Fernando Carvalho)
Leia Mais9, jan — 2017
Dois Irmãos supera o desafio de adaptar um ótimo livro e voa alto na TV
- UOL
O diretor prossegue, em breve depoimento ao blog: “É também uma história sobre a finitude das coisas, o cruzamentos dos afetos que resistiram ao tempo que, como um rio, não cansa de passar. Uma tentativa de narrar a memória e o tempo que passa como um personagem diante de tudo isso que já se foi”.
Leia Mais12, jan — 2017
Dois irmãos é sobre o colapso de uma família. Mas também de um projeto de país.
- NEXO
“É importante perceber que, enquanto a literatura brasileira ganha relevância e contundência ao migrar para a TV, a própria TV ganha também enorme prestígio artístico ao valorizar um produto literário nacional, ainda mais sob a marca e o estilo barroco, marcado pelo acúmulo de elementos e alta intensidade, do Luiz Fernando Carvalho”
Leia Mais6, dez — 2016
Milton Hatoum descreve seu espanto com a minissérie Dois Irmãos, que estréia em janeiro
- O Estado de S.Paulo
“Milton Hatoum descreve seu espanto com a minissérie ‘Dois Irmãos’, que estreia em janeiro. Escritor e colunista do ‘Estado’ fala sobre a criteriosa direção de Luiz Fernando Carvalho”
Leia Mais9, jan — 2017
Fotógrafo lança livro sobre processo criativo da minissérie Dois Irmãos, da TV Globo
- A Critica
“A proposta era realizar um ensaio fotográfico em movimento, mostrando as diversas etapas da composição dos personagens, que posteriormente deu vida ao livro.”
Leia Mais9, jan — 2017
Fotógrafo registra o intenso processo de ensaio da série Dois Irmãos
- O Estado de S.Paulo
“Colaborador próximo do encenador, conhecedor de sua refinada técnica e originalidade, Leandro Pagliaro selecionou mais de 100 retratos para compor o livro Fotografias – O Processo Criativo dos Atores de ‘Dois Irmãos’, lançado agora pela Bazar do Tempo”
Leia Mais13, jan — 2017
Dois Irmãos: livro registra cenas da preparação do elenco da minissérie
- Zero Hora
“O diretor de televisão e cinema Luiz Fernando Carvalho é respeitado, entre outros atributos, pelo preciosismo técnico e pesquisa teórica e estética com que concebe suas produções — e que posteriormente refletem-se na qualidade do trabalho exibido na tela”
Leia Mais26, jan — 2017
Dois em um
- Folha de S.Paulo
“Os atores Juan Alba e Eliane Giardini estiveram no lançamento dos livros “Fotografias – O Processo Criativo dos Atores de ‘Dois Irmãos'” e “Caderno Globo – Assista a Esse Livro”, no domingo (22), na Livraria Cultura. Também passaram por lá o diretor da série, Luiz Fernando Carvalho, e a jornalista Maju Coutinho, que foi com o marido, o publicitário Agostinho Moura”
Leia Mais23, jan — 2017
Eliane Giardini se emociona ao falar de Zana: ‘diretor bota a rede e diz: pula!’
- Telepadi
“Improvisação para mim sempre foi muito difícil de fazer. (…) Era uma coisa que me bloqueava. Mas a gente encontrou uma forma muito boa de fazer. O Luiz me colocou vendas nos olhos. Foi a maior libertação da minha vida. (…) Um sentimento de ter um diretor que (…) bota uma rede de segurança e te fala: pula”
Leia Mais7, jan — 2017
Eliane Giardini volta à televisão em Dois Irmãos
- Contigo
“Luiz Fernando é de uma fidelidade absoluta ao processo dele, só foi refinando ao longo dos anos. Sempre foi assim. Tem esse rigor todo, mas faz uma cena média virar antológica. Ele te leva para além da exaustão, da tua crítica. E é aí que saem coisas interessantes”
Leia Mais8, jan — 2017
Cauã Reymond fala da sua entrega para viver os gêmeos de Dois irmãos
- O Globo / Segundo Caderno
“Luiz não trabalha na zona do realismo, vai no íntimo, no seu desamparo. A gente precisa arregaçar as mangas e deixar o ego em casa”
Leia Mais18, dez — 2017
Adaptação de Dois irmãos, de Milton Hatoum, estreia após 14 anos no papel
- Cult
“Hatoum palestrou sobre o livro para mais de cem pessoas da equipe e Luiz Fernando Carvalho propôs uma série de conversas e debates. “Eu acho incrível o trabalho do Luiz Fernando. Ele me bombardeou de perguntas sobre todos os personagens e convidou vários professores, historiadores, críticos literários, psicanalistas. É muito minucioso”, conta o autor”
Leia Mais6, fev — 2017
Quem são os jovens atores de Dois Irmãos?
- Revista Veja
“A Globo estreou nesta segunda-feira a minissérie Dois Irmãos. Baseada no livro de Milton Hatoum, o programa traz uma adaptação fiel com o belo e poético estilo do diretor Luiz Fernando Carvalho (Velho Chico).”
Leia Mais