1, mar — 2016
O Sertão volta ao horário nobre
- Revista Brasileiros
“A reverência de Zezita a Luiz Fernando reverbera os elogios acumulados na carreira do diretor, de 55 anos, composta de trabalhos televisivos reconhecidos pela exuberância estética e pelo destemor em levar para a tela da TV adaptações de obras literárias de grandes autores, caso das minisséries Os Maias (Eça de Queiroz), Capitu (uma releitura de Dom Casmurro, de Machado de Assis), A Pedra do Reino (Ariano Suassuna) e Alexandre e Outros Heróis, baseada em dois contos de Graciliano Ramos, O Olho Torto de Alexandre e A Morte de Alexandre”
1, ago — 2016
Requinte às 9h
- Revista JP
31, jan — 2016
‘A maior função da televisão é formar cidadãos’
- Folha de S.Paulo
“A função estética é filha da função ética. Não existe o belo só pelo belo. (…) Quando a TV atinge essa função estética, necessariamente dá as mãos para sua responsabilidade. O belo, o bom texto, a boa imagem, a boa música são elementos fundadores de um país. E consequentemente são elementos educativos, mas através da emoção”, Luiz Fernando Carvalho.
Leia Mais14, abr — 2016
Amarello visita: Luiz Fernando Carvalho
- Revista Amarello
“A cada obra ele nos apresenta um Brasil profundo, que não costumamos ver, porque conhece a cultura do país em profundidade e tem aval para tal mergulho. Luiz entra de corpo e alma em seu trabalho. Se entrega. Busca a fantasia na verdade e a verdade na fantasia. Ele faz arte brasileira, e toma partido do alcance da televisão para levá-la longe. Porque arte, na verdade, é falar a verdade para si.”
Leia Mais14, mar — 2016
Stanley Kubrick da TV brasileira, diretor Luiz Fernando Carvalho fala sobre a novela
- Ometele
“As rixas entre eles vão se desdobrar dos anos 1960 até os nossos dias, sob a condução de um diretor muitas vezes apelidado de ‘o Stanley Kubrick da TV brasileira’ por seu rigor plástico e por sua busca por expandir as fronteiras de narrativas épicas: Luiz Fernando Carvalho.”
Leia Mais13, mar — 2016
Nascido para o sertão
- O Estado de S.Paulo
“Luiz Fernando, diz Benedito, é um diretor capaz de descobrir elementos no texto que nem o próprio autor havia notado. “Sempre me surpreendo vendo o que ele faz com meu texto. Ele só melhora o que tem no papel.”
Leia Mais30, nov — 2016
Aquarius, Velho Chico, Rita Lee e Montagner levam prêmios da APCA
- Folha de S.Paulo
“O ator Domingos Montagner (1962-2016), morto em setembro enquanto nadava no rio São Francisco, recebeu o Grande Prêmio da Crítica pelo conjunto da obra. Velho Chico, seu último trabalho na TV, foi laureado como melhor novela. Selma Egrei, que viveu a amargurada Encarnação no folhetim, venceu como melhor atriz”
Leia Mais13, mar — 2016
Benedito volta ao horário nobre após 14 anos
- Folha de S.Paulo
“Fazendo uma autocrítica à última década, estamos devendo equilíbrio entre o urbano e o Brasil profundo. (…) Como diria Guimarães Rosa, o Brasil é o indizível. Tem dimensão étnica, estética, cultural muito além do que o mercado preconiza“, Luiz Fernando Carvalho.
Leia Mais25, jul — 2016
É coisa de cinema – Luiz Fernando Carvalho fala sobre a fotografia peculiar da novela Velho Chico
- O Estado de S.Paulo
“O tema é a fotografia de cinema de Velho Chico. (…) até o mais distraído dos telespectadores já se deu conta de que existe algo especial na luminosidade e textura das imagens de Velho Chico.”
Leia Mais13, mar — 2016
Um outro retrato do Brasil
- O Globo
“Há milhares de televisores ligados diante de sofás onde pessoas adormecem. Eu lido com a consciência, acredito numa espécie de educação pelos sentidos”, Luiz Fernando Carvalho.
Leia Mais28, fev — 2016
Atores de Velho Chico fazem experiências em Galpão
- Folha de S.Paulo
“No galpão, os atores tiveram aulas de prosódia, dança, canto, entre outras, conduzidas por Carvalho e sua equipe de preparadores: Agnes Moço, Antônio Karnewale, Lucia Cordeiro e Tiche Vianna. Também fizeram exercícios com máscaras para trabalhar os arquétipos.(…) Há mais de uma década realizando seus trabalhos dessa maneira, o diretor também enxerga no processo uma luta contra aquilo que define como estagnação e repetição.”
Leia Mais10, fev — 2016
Próxima novela das nove, Velho Chico, envolve tradições familiares e ecologia
- O Estado de S.Paulo
“Arquiteto de formação, mas profundo conhecedor da literatura, Carvalho tornou-se o ourives de um estilo peculiar e precioso. “
Leia Mais11, mar — 2016
Novela de cinema
- Diário Catarinense
“O trabalho do Benedito casa muito com o do Luiz Fernando Carvalho (…) neste sentido de ter um texto emocionante com uma proposta estética diferenciada, muito lúdica e lírica”, Nilson Xavier.
Leia Mais8, mar — 1026
Desejávamos que o país não estivesse tão abandonado
- O Dia
“Lido com a consciência, acredito numa espécie de educação pelos sentidos. Quero despertar”, Luiz Fernando Carvalho
Leia Mais7, ago — 2016
Trilha sonora de Velho Chico vai render três discos
- O Globo
“Poucas vezes se terá investido tanto dinheiro, trabalho e, sobretudo, talento, como na trilha que se ouve nessa história inspirada no Rio São Francisco. Além das canções que novela nenhuma dispensa, há temas incidentais por grupo de câmara ou por orquestra sinfônica. Os responsáveis por tal requinte são: pela seleção das canções, o diretor Luiz Fernando Carvalho, e pela música original, Tim Rescala.”
Leia Mais30, set — 2016
Diretor de Velho Chico faz álbum para dar à equipe da novela
- O Globo
“A declaração abre Pequena Sanfona da Memória, encadernação que funciona como uma espécie de álbum de memórias e que será distribuída ao elenco e à equipe técnica da novela Velho Chico“
Leia Mais2, abr — 2016
A lavra que vem da memória
- Jornal do Commercio
“A atriz Camila Pitanga afirmou que o processo criativo proposto pelo diretor fez com que ela saísse desse modo de atuação quase autômato e focado para o resultado”
Leia Mais21, fev — 2016
Velho Chico terá 60% do elenco composto por atores nordestinos
- O Globo
6, mar — 2016
Experiência inesquecível
- Jornal do Commercio
“Tem a história, o fato de trabalhar com o Luiz e saber que eu ia passar por esse processo”, Rodrigo Santoro
Leia Mais2, mai — 2016
Renato Góes
- O Globo
“Para encarar os arquétipos do método Luiz Fernando Carvalho de direção, mergulhou em ‘O poder do mito’, de Joseph Campbell”
Leia Mais22, mar — 2016
Em Velho Chico, Carol Castro exalta processo criativo de Luiz Fernando Carvalho
- O Fluminense
“O Benedito é quase um patrimônio nacional e o Luiz consegue tirar de nós coisas que nem imaginávamos ter. (…) Ser dirigida pelo Luiz é como dançar com o invisível”, Carol Castro.
Leia Mais8, jun — 2016
O que aprendi assistindo Velho Chico
- Além do Visível
“As cenas são construídas de modo que os personagens estejam envoltos a molduras, atraindo a atenção pela quebra do óbvio na produção de retratos. Outro aspecto interessante é notar a variedade de possibilidades de construir molduras que o diretor de arte explora: arcos de flores, janelas, cortinas, portas e tábuas.”
Leia Mais