O Processo de Capitu
- Casa da Palavra
O livro revela a pesquisa do diretor, equipe e atores para criar a minissérie. Nesta pesquisa, o grupo assistiu a palestras de profissionais como o historiador Antonio Edmilson Martins Rodrigues, o psiquiatra junguiano Carlos Byington, o jornalista Daniel Piza, o escritor Gustavo Bernardo, os psicanalistas Luiz Alberto Pinheiro de Freitas e Maria Rita Kehl, e o diplomata e ensaísta Sérgio Paulo Rouanet. Ilustrado com frames da minissérie, o livro traz também um texto do diretor Luiz Fernando Carvalho.
Reimagining Brazilian Television
- University of Pittsburgh Press
Em 2018, Eli Lee Carter, da UCLA e professor da University of Virginia, publicou nos Estados Unidos o livro Reimagining Brazilian Television – Luiz Fernando Carvalho’s Contemporary Vision. O especialista faz uma vasta análise da obra do diretor. Para o professor de Literatura da USP Helio de Seixas Guimarães, o livro traz uma discussão inovadora sobre a obra do diretor, “um dos mais imaginativos artistas do segmento audiovisual brasileiro”.
O Livro da Metaficção
- Editora Tinta Negra
Segundo o autor, a metaficção é a “irmã mais nova” da metalinguagem, um fenômeno estético autorreferente, em que a ficção se duplica por dentro, falando de si mesma ou contendo a si mesma. No capítulo IV, intitulado “Machado de la Mancha”, o autor se debruça sobre a adaptação não realista de Dom Casmurro para a TV em Capitu, de Luiz Fernando Carvalho.
Quem é Capitu?
- Editora Nova Fronteira
O livro é uma coletânea de contos, crônicas e ensaios sobre a personagem Capitu. Participam também nomes como Lya Luft, Fernanda Montenegro, Luis Fernando Veríssimo, Millôr Fernandes, Lygia Fagundes Telles e Silviano Santiago.