A Pedra do Reino – Cadernos de Filmagem
- Editora Globo
Organizado em forma de seis livretos acondicionados em estojo ilustrado, sendo cinco deles fac-símiles dos roteiros de filmagem do diretor Luiz Fernando Carvalho, repletos de anotações, desenhos e comentários. O sexto livreto contém os diários do diretor, elenco e equipe que revelam o processo de criação da minissérie e reproduz parte do manuscrito de Ariano Suassuna que, entusiasmado com a realização da adaptação para a TV, retomou sua obra publicada em 1971 e criou desfechos para alguns personagens.
A Pedra do Reino – Fotografias
- Editora Globo
Livro dedicado às fotografias de Renato Rocha Miranda, que registrou em preto e branco a preparação do elenco e em cor a filmagem da minissérie.
A Pedra do Reino
Livreto apresenta diários da equipe, conceito, história e personagens da minissérie A Pedra do Reino, da obra de Ariano Suassuna e com direção de Luiz Fernando Carvalho. O material foi destinado a jornalistas e convidados para divulgação do projeto.
Ode a Ariano Suassuna
- Editora Universitária UFPE
Livro celebra os 80 anos do escritor Ariano Suassuna com uma coletânea de 11 textos, dentre eles “Acauã e seu Rei-Palhaço”, de Luiz Fernando Carvalho.
Ariano Suassuna
- Zahar
O livro é um perfil biográfico do escritor Ariano Suassuna e cita o transposição de seu romance para a TV, que resultou na minissérie A Pedra do Reino, dirigida por Luiz Fernando Carvalho, “um artista por quem Ariano alimenta imenso respeito e admiração e que já adaptara para a televisão Uma Mulher Vestida de Sol e A Farsa da Boa Preguiça.”
Du Goût du Public
- Universitaires Toulouse-Le marais
Artigo publicado na revista Cinémais d’Amerique Latine. “Para melhor compreender o fio condutor que percorre toda a obra de Luiz Fernando Carvalho, tentaremos apresentar o contexto dentro do qual ele trabalha, bem como as escolhas deste realizador”, escreve Sylvie Debs.
Projeto Quadrante
O catálogo apresenta o Projeto Quadrante, idealizado pelo diretor Luiz Fernando Carvalho e inaugurado com A Pedra do Reino. O projeto multiplataforma tem como ideal redescobrir o imaginário brasileiro, percorrendo o país por meio de textos da Literatura de diferentes regiões do país, onde seriam filmados. Os principais compromissos desta proposta são a educação e formação do telespectador e a própria descoberta e valorização de talentos regionais, já que grande parte de elenco e equipe técnica eram captados no próprio local das filmagens – exatamente como A Pedra do Reino foi executada. As outras obras que integram o projeto são Dom Casmurro, de Machado de Assis, que resultou na minissérie Capitu (2008); Corpo Presente, de João Paulo Cuenca, e Dois Irmãos, de Milton Hatoum, exibida em 2017.