17, jun — 2007
A Pedra do Reino e a inefável qualidade
- Folha de S.Paulo
“Para além de todas as referências e cruzamentos, Luiz Fernando Carvalho se firma como um diretor original, capaz de criar imagens de enorme beleza e de tirar o espectador de seu conforto e de sua segurança.”
Leia Mais14, fev — 2007
A Pedra do Reino: A opera mundi de Luiz Fernando Carvalho
- Cinética
“As três instâncias que atravessam A Pedra do Reino (a forma armorial do romance, o desejo epopéico e o “estilo régio” de Quaderna e a linguagem híbrida, armorial, barroca e régia da série) articulam-se em uma coerência absoluta, como se a própria opera mundi de Luiz Fernando Carvalho levasse ao limite da radicalidade o projeto estético postulado e desenvolvido por Ariano Suassuna.”
Leia Mais10, jun — 2007
Ópera sertaneja
- Folha de S.Paulo
“A textura do trabalho resulta da troca de repertórios entre artistas e artesãos locais e profissionais da cidade grande. Essa interlocução múltipla, sob o calor ardente do sertão nordestino, transpira e dá força ao produto final. A complexa interação provocou uma profusão de emoções fortes que se transferem à tela.”
Leia Mais6, jun — 2007
Triunfo da imaginação
- IG
“A Pedra do Reino segue mesmo a lógica dos sonhos, com delírios visuais de intenso brilho e elipses de tempo, com desorientações espaciais e suspensões de sentido – o que leva a um resultado arrebatador e imperfeito, mas nunca banal ou pasteurizado.”
Leia Mais24, ago — 2007
A segunda vida de Pedro Quaderna
- O Estado de S.Paulo
“Carvalho é um autor singular. É muito comum os críticos dizerem que seu trabalho para a TV é cinematográfico. As pessoas dizem isso como um elogio, mas Carvalho não se deixa seduzir. Ele não tem muita certeza se A Pedra do Reino é televisão, cinema, teatro, ópera ou mesmo literatura, já que sua origem é um texto admiravelmente escrito.”
Leia Mais12, jun — 2007
A Pedra do Reino leva à discussão o Brasil real
- O Estado de S.Paulo
“Ficar esperto é preciso. Luiz Fernando Carvalho não propõe só um espetáculo barroco para os olhos e ouvidos. Há uma consistente discussão política em A Pedra do Reino, na qual o Brasil fictício de Ariano Suassuna tem tudo a ver com o País real.”
Leia Mais19, jun — 2007
Hã?
- Folha de S.Paulo
“Apesar de incensada pela crítica, a série A Pedra do Reino foi um fracasso de audiência e causou reações sobre seu hermetismo.”
Leia Mais11, jun — 2007
Água benta na saliva
- Jornal do Brasil
“Metáforas religiosas estão espalhadas por toda obra de Suassuna. Estas e outras. Mas o que mais chama a atenção nesta A Pedra do Reino dirigida por Luiz Fernando Carvalho é a maneira como a liturgia é o centro das ações. O Suassuna de Carvalho é gritante. E grita porque o centro da obra do diretor é a palavra. Mais que isso, o culto religioso à palavra.”
16, jun — 2007
Arte sob efeito redentor da palavra
- O Globo
“Quaderna fez barulho, comprovando a tese defendida por Suassuna na aula-espetáculo que apresentou, domingo passado, no Theatro Municipal: ‘Cachorro só gosta de osso porque nunca provou filé mignon. Ofereça cultura ao povo para ver se ele vai recusar’. (…) Sua atuação (Jackson Costa) sintetiza o projeto de Carvalho: a negação do óbvio. O filé no lugar do osso.”
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