Teaser

Sinopse

O documentário é o ponto de partida da pesquisa para o filme Lavoura Arcaica, numa viagem com destino incerto pelo interior do Líbano, Síria e a Andaluzia, no sul da Espanha. Acompanhado da produtora Raquel Couto e, em parte da viagem, pelo escritor Raduan Nassar, Luiz Fernando Carvalho percorreu estas regiões para conhecer e se aprofundar nas tradições árabes e na cultura do Mediterrâneo, em busca da ancestralidade dos personagens e da atmosfera do romance que inspirou o filme.

Exibido na televisão, o documentário, que compõe a edição especial de colecionador do DVD do filme Lavoura Arcaica, apresenta aldeias remotas das montanhas do Líbano, com os pastores e os moradores de modos muito simples de viver, e revela a cultura de uma região muito atrelada a conflitos e noticiário de guerra.

O título vem de uma expressão popular de cortesia do Líbano: “Que teus olhos sejam atendidos”, frase dita no filme por uma senhora que encontra o diretor enquanto ele procura uma aldeia de pastores.

Visão do diretor

Por Luiz Fernando Carvalho (2001)

Quando eu decidi fazer a viagem ao Oriente Médio, como parte das pesquisas para o filme Lavoura Arcaica, já havia pincelado no romance as linhas gerais de sua estrutura, ou seja: as coordenadas principais do texto sobre as quais Raduan Nassar trabalhou. Então nos agarramos a elas e fizemos a viagem ao Oriente Médio e depois à Andaluzia, buscando encontrar lá, espelhadas na cultura Mediterrânea, as ancestralidades das coordenadas do texto.

O que seria amor sob o ponto de vista de uma jovem pastora de cabras no norte do Líbano? Esta é praticamente uma questão mítica para elas, uma questão que nos pareceu entregue a uma força maior, uma questão que pertenceria a um destino já escrito, lhes restando apenas aceitá-lo. Nós lhe perguntamos: frente a algo tão devastador, como seria, ou o que seria a relação com o amor, a liberdade, os afetos, as fronteiras? Que luta se travava dentro delas, como lidam com o que para elas é o inevitável, o trágico? E como esta luta, que se traduz em sobrevivência, se processa no imaginário delas?

Essa aproximação com a terra, no meu modo de sentir, se se dá num plano simbólico – ou mítico, se você preferir. Ela será sempre um elemento de ordem espiritual, onde vou me conectar, seja qual for o território, em qualquer geografia. Então, minha referência naqueles dias era mesmo calçada no universo sertanejo do Brasil. Me flagrava traduzindo aquelas relações e tipos humanos para minha memória de um nordeste. Estávamos no mediterrâneo, reencontrando essa ligação, que desde sempre eu havia feito de uma forma intuitiva.

Por outro lado, eu tinha consciência absoluta de que estava ali escavando um filme brasileiro, ou, em outras palavras,  eu fui ao Oriente Médio, ao Líbano e à Síria para ver, no sentido de conhecer, ter contato com aquelas visibilidades, para depois fazer com que elas desaparecessem aqui, na realização do filme; para que elas sofressem o processo natural da miscigenação, uma espécie de desaparecimento. Como diz Alceu Amoroso Lima, decifrando o romance de Raduan: “Numa alma bem brasileira, mas dominada por um sopro da tradição clássica mediterrânea”. Assim, para a cenografia, eu gostaria de passar um espaço, assim como o figurino, para a atuação dos atores, para tudo em si, um sopro de mediterrâneo, como se no filme houvesse uma alma mediterrânea contracenando com a alma brasileira, uma atmosfera, algo que não chegasse ao nível descritivo, nada que você pudesse apontar. Não haveria apenas um diálogo espiritual e invisível entre essas duas visibilidades.

Fortuna Crítica

28, fev — 2001

Que Teus Olhos Sejam Atendidos

  • Rodrigo Fonseca

“O documentário não deve nunca ser visto como bula para Lavoura Arcaica. Tem vida própria em sua vontade de saber como o tempo se comporta fora do casulo da ocidentalidade.”

Imprensa

Principais notícias

25, mar — 2001

Que Teus Olhos Sejam Atendidos

  • Sylvie Debs

Luiz Fernando Carvalho: “Quando decidi fazer a viagem ao Oriente Médio, como parte das pesquisas para o filme, já havia pincelado no livro as linhas gerais de sua estrutura.”

8, dez — 1997

Luiz Fernando Carvalho prepara seu primeiro longa

  • Beth Néspoli
  • O Estado de S.Paulo

Que Teus Olhos Sejam Atendidos não é mero registro de costumes libaneses, porém um laboratório, um estudo da ancestralidade dos personagens desse seu primeiro longa-metragem.”

Créditos

Que Teus Olhos Sejam Atendidos Som Direto e assistente de direção Raquel Couto Textos Gibran Khalil Gibran Tradução Dr. Mansour Challita Narração Dr. Rafat Nassif Maakaroun Tradutor e Guia de Viagem Abdo Bittar Tradução das Entrevistas Geni Harb e João Batista Vargens Produção Executiva Juliana Carvalho e Mauricio Andrade Realização GNT/Globosat, VideoFilmes, Raquel Couto, Luiz Fernando Carvalho e bangfilmes Roteiro e Montagem Raquel Couto e Luiz Fernando Carvalho Fotografia, Câmera e Direção Luiz Fernando Carvalho