Sinopse
O especial O Auto da Nossa Senhora da Luz partiu de uma sequência dirigida por Luiz Fernando Carvalho para a novela Pedra sobre Pedra, exibida no capítulo 152, no dia 30 de junho de 1992. O diretor concebeu as cenas a partir do Movimento Armorial de Ariano Suassuna.
A sequência teve enorme sucesso na televisão a ponto de a emissora registrar um número recorde de pedidos de reprise feitos pelos telespectadores. Esta demanda foi determinante para que se decidisse transformar o material em um telefilme, tendo como base o capítulo da novela com cenas adicionais que foram escritas por Braulio Tavares, Péricles Leal e Flávio Campos e interpretadas pelo músico e ator Antônio Nóbrega, integrante do Quinteto Armorial que foi o narrador e também fazia performances para as canções.
Assim, O Auto da Nossa Senhora da Luz foi exibido em dezembro de 1992.
O telefilme conta a história de um homem comum que enfrenta sofrimentos e dúvidas até se encontrar consigo mesmo e com sua vida, representada pela luz. O diretor Luiz Fernando Carvalho optou por uma narrativa de teleteatro, com closes e marcações de falas no palco. Para costurar as cenas, empregou-se uma narração ora cantada, ora falada, semelhante à estrutura de um cordel.
O auto é narrado por um cavalo-marinho que, ao mesmo tempo, explica a história a um menino (Bruno Silva) que vaga por uma estrada de terra. Marina (Adriana Esteves), personagem da novela, representa o papel-título no Auto, simbolizando a consciência. Leonardo (Maurício Mattar), que em Pedra sobre Pedra era o par romântico de Marina, é o guia do espetáculo. Outros atores da novela também têm papéis no Auto, encarnando elementos da natureza. Entre eles estão Andréa Beltrão, Jackyson Costa, Lilia Cabral, Suzana Borges e Tereza Seiblitz.