Sinopse
A rixa entre duas famílias de imigrantes italianos, os Mezenga e os Berdinazi, que fizeram fortuna com criação de gado e plantação de café, costura as duas fases da novela. A primeira parte se passa nos anos 40, período de decadência do ciclo do café e da participação do Brasil na II Guerra Mundial, e revela o amor proibido de Giovanna, filha de Marieta e Giuseppe Berdinazi, e Henrico, filho de Nena e Antonio Mezenga. Os jovens se casam sob um acordo entre as famílias inimigas que envolve a posse de uma parte das terra de Mezenga. Diante do não cumprimento do trato, Berdinazzi tranca a filha em casa, quando, então, Henrico e Giovanna decidem fugir.
O romance proibido entre Giovanna e Henrico e a qualidade dos primeiros sete capítulos da novela, todos dirigidos por Luiz Fernando Carvalho, foi transformada pela Divisão Internacional da Rede Globo na minissérie Giovanna e Henrico, protagonizada por Letícia Spiller e Leonardo Brício, e selecionada como hors-concours no Festival Banff, no Canadá.
A segunda fase se passa em 1996, quando o filho de Giovanna e Henrico, Bruno Berdinazi Mezenga, já é um latifundiário pecuarista. Embora casado com Léia e pai de Marcos e Lia, o fazendeiro é um homem solitário e muito dedicado aos negócios.
O tio de Bruno Mezenga é Geremias Berdinazi, irmão de Giovanna e um rico fazendeiro do ramo da cafeicultura e da produção de leite que carrega culpa por ter traído a família. No passado, ele se uniu ao irmão Giácomo para roubar a mãe e a irmã e, tempos depois, traiu também o irmão, deixando que ele morresse na pobreza. Geremias Berdinazi não teve filhos e não reconhece Bruno Mezenga como seu herdeiro. Na ansiedade de encontrar um herdeiro, ele cai na trama criada por Marieta, uma impostora que se passa por sua sobrinha, filha de Giácomo.
O debate sobre a posse de terra é ampliado quando a fazenda é invadida por Regino, líder idealista e pacifista sem-terra. No grupo dos invasores, está a boia-fria Luana por quem Bruno Mezenga se apaixona. A trama, então, apresenta o romance improvável entre um latifundiário e uma sem-terra, o que gerou enorme repercussão na sociedade e ampliou a discussão sobre o tema além do universo ficcional. Luana é sobrevivente de um acidente que matou toda sua família e, por isso, desconhece sua origem. Descendente de italianos, ela é filha de Giácomo Berdinazi, a verdadeira sobrinha de Geremias Berdinazi.