Teaser

Sinopse

O documentário é o ponto de partida da pesquisa para o filme Lavoura Arcaica, numa viagem com destino incerto pelo interior do Líbano, Síria e a Andaluzia, no sul da Espanha. Acompanhado da produtora Raquel Couto e, em parte da viagem, pelo escritor Raduan Nassar, Luiz Fernando Carvalho percorreu estas regiões para conhecer e se aprofundar nas tradições árabes e na cultura do Mediterrâneo, em busca da ancestralidade dos personagens e da atmosfera do romance que inspirou o filme.

Exibido na televisão, o documentário, que compõe a edição especial de colecionador do DVD do filme Lavoura Arcaica, apresenta aldeias remotas das montanhas do Líbano, com os pastores e os moradores de modos muito simples de viver, e revela a cultura de uma região muito atrelada a conflitos e noticiário de guerra.

O título vem de uma expressão popular de cortesia do Líbano: “Que teus olhos sejam atendidos”, frase dita no filme por uma senhora que encontra o diretor enquanto ele procura uma aldeia de pastores.

Fortuna Crítica

28, fev — 2001

Que Teus Olhos Sejam Atendidos

  • Rodrigo Fonseca

“O documentário não deve nunca ser visto como bula para Lavoura Arcaica. Tem vida própria em sua vontade de saber como o tempo se comporta fora do casulo da ocidentalidade.”

Imprensa

Principais notícias

25, mar — 2001

Que Teus Olhos Sejam Atendidos

Luiz Fernando Carvalho: “Quando decidi fazer a viagem ao Oriente Médio, como parte das pesquisas para o filme, já havia pincelado no livro as linhas gerais de sua estrutura.”

8, dez — 1997

Luiz Fernando Carvalho prepara seu primeiro longa

  • Beth Néspoli
  • O Estado de S.Paulo

Que Teus Olhos Sejam Atendidos não é mero registro de costumes libaneses, porém um laboratório, um estudo da ancestralidade dos personagens desse seu primeiro longa-metragem.”

Créditos

Que Teus Olhos Sejam Atendidos Som Direto e assistente de direção Raquel Couto Textos Gibran Khalil Gibran Tradução Dr. Mansour Challita Narração Dr. Rafat Nassif Maakaroun Tradutor e Guia de Viagem Abdo Bittar Tradução das Entrevistas Geni Harb e João Batista Vargens Produção Executiva Juliana Carvalho e Mauricio Andrade Realização GNT/Globosat, VideoFilmes, Raquel Couto, Luiz Fernando Carvalho e bangfilmes Roteiro e Montagem Raquel Couto e Luiz Fernando Carvalho Fotografia, Câmera e Direção Luiz Fernando Carvalho