Teaser

Afinal, o que querem as mulheres? (2010)

Sinopse

André Newmann escreve a sua tese de doutorado, baseada na freudiana: Afinal, o Que Querem as Mulheres?. Na tentativa de compreender o universo feminino, André colhe depoimentos de mulheres nos mais diversos ambientes e conta com a ajuda de seu orientador-psicanalista, Dr. Klein, que assume a aparência do psicanalista Sigmund Freud nos delírios do escritor.

Mas ele acaba misturando sua tese e sua vida durante o processo de dedicação à pesquisa, o que acaba por afastá-lo de seu grande amor, a artista plástica Lívia. Desesperado com a perda da mulher amada, André busca refúgio no colo de sua supermãe, Celeste. Ao longo da pesquisa, ele esbarra em vários tipos femininos. De Monique, uma intelectual que foge do casamento e considera ultrapassada a leitura do feminino feita por Freud; à Simone, a eficiente recepcionista do hotel em que André passa a viver por um tempo; De Gisele, uma modelo liberal, contrária a uma relação monogâmica, mas que morre de medo de ser tratada como “todas as outras”; à Noemi, uma professora feminista cujo discurso rígido não aplaca sua sexualidade e exuberância.

André termina, enfim, a tese e lança seu livro, com enorme sucesso quando conhece Tatiana, uma jovem ninfeta russa por quem se encanta. Com a súbita fama, ele e sua tese inspiram um seriado de TV estrelado pelo ator Rodrigo Santoro, que, para compor o personagem, passa a perseguir André, como seu duplo.

Visão do diretor

Por Luiz Fernando Carvalho

Se tivesse que resumir Afinal, o Que Querem as Mulheres? diria: a tragédia de um homem ridículo! Busquei uma narrativa mais leve. A novidade maior talvez venha através do texto, e não do visual. E, para isso, foi fundamental a parceria com João Paulo   Cuenca e Cecilia Giannetti e Michel Melamed.

Procuramos nos aproximar da linguagem das redes sociais, das mídias modernas, do diálogo curto, com mais acidez, mais risco. Apesar da aparente leveza, há um conjunto de linguagens por trás desse trabalho que me interessa e que o torna bem indefinido. Não chamaria de comédia nem de drama.

Trilha Sonora

CD com a trilha sonora acompanha DVD

Por Luiz Fernando Carvalho

 

A trilha sonora de Afinal, o Que Querem as Mulheres? foi composta por dois maestros: Tim Rescala e Marcelo Camelo. Cada qual no seu tempo, cada qual no espaço, estúdio ou cozinha. Só nos encontramos uma vez, foi quando percebi o tamanho do risco que corria ao propor o diálogo entre criadores de origens musicais tão diversas. Naquela noite, Camelo trouxe o trombone e improvisou algumas melodias. Imediatamente Tim transcrevia para uma pauta musical. Muitas coisas presenciei neste primeiro e único encontro, entre elas, o ar de encantamento de Camelo, que olhava para o Tim como se estivesse diante de um mágico que escreve música com a velocidade de um relâmpago, e também sua imensa generosidade (seu imenso despojamento) em revelar que seu sonho era ser um maestro como o Tim.

Com o tempo, o contraste entre os dois maestros foi iluminando a montagem das cenas. As de tom mais lírico e intimista foram naturalmente abraçando as músicas do Camelo e as de tom mais satírico elegeram as do Tim.

Tanto Camelo quanto Tim produziram uma quantidade absurda de música, muito além da capacidade técnica que comporta o CD que acompanha o DVD.

Prêmios

Prêmio ABC de fotografia

Programa de TV – Adrian Teijido

DVD

Kit reúne dois DVDs com os seis episódios e um CD exclusivo com a trilha sonora da minissérie

Estudos acadêmicos

Afinal, o que querem as mulheres?: uma experiência transmídia

  • Graziela Soares Bianchi
  • Adriana Pierre Coca
  • Unesp
Leia mais

Afinal, o que Querem as Mulheres?: Luiz Fernando Carvalho’s Metafictional Critique of Brazilian Television Fiction

  • Eli Lee Carter
  • Journal of Latin American Cultural Studies
Leia mais

Créditos

Afinal, o Que Querem as Mulheres? Com Michel Melamed, Paola Oliveira, Vera Fisher, Leticia Spiller, Maria Fernanda Cândido, Dan Stulbach, Osmar Prado, Rodrigo Santoro, Eliane Giardini, Leticia Sabatella, Lavinia Vlasak, Tamara Taxman, Alessandra Colassanti, Alexandre Schumacher, Ana Kariny Gurgel, Antônio Karnewale, Bruna Spinola, Daniel Gaggini, Elizabeth Perfoll, Fernanda Félix, Giselle Ingrid, Letícia Isnard, Luciana Pacheco, Millene Ramalho, Rodrigo Pandolfo, Selma Lopes, Shirley Cruz, Suzana Kruger e Tatiana Monteiro.  Apresentando Bruna Linzmeyer Participação Especial Carlos Manga, Tarcisio Meira, Serginho Groisman, Affonso Romano de Santanna, Anna Cristina Campagnolli, Arnaldo Marques, Cássio Pandolfi, Cecília Lage, Cláudia Paiva, Cleiton Echeveste, David Hermann, Derio Chagas, Edi Raffa, Eduardo Machado, Elaine Albano, Evandro Melo, Flavio Pardal, Graziela Alves, Ignacio Aldunate, Isabel Pinheiro, Jaqueline Sperandio, Johnson Teixeira, Jose Carlos Sanches, Leandro Castilho, Luis Washington, Maira Jung, Marcelo Trindade, Marcio Fonseca, Marcos Acher, Marina Colasanti, Mario Hermeto, Prazeres Barbosa, Xando Graça. Criação Luiz Fernando Carvalho. Roteiro João Paulo Cuenca. Co-roteiristas Cecilia Giannetti e Michel Melamed. Texto Final Luiz Fernando Carvalho. Figurino Beth Filipecki. Cenografia João Irênio, Isabela Urman e Claudiney Marino. Produção de Arte Lara Tausz. Direção de fotografia Adrian Teijido. Música Tim Rescala e Marcelo Camelo. Edição Márcio Hashimoto. Gerência de Produção Erika da Matta. Produção de Elenco Nelson Fonseca. Grupo de Dança Karla Klemente, Nathalia Lima Verde, Livia Costa, Alcione Ramos Porto e Karla Tenorio. Preparação vocal Agnes Moço. Caracterização Rubens Libório. Ilustração (Material Gráfico) Olaf Hajek. Animação Cesar Coelho, Luciano do Amaral, Aída de Queiroz e Julia Cunha. Vozes da Animação Osmar Prado, Othon Bastos, Roberto Bonfim e Evandro Melo. Câmera Murilo Azevedo. Continuidade Lucia Fernanda. Assistente de Direção Guilherme Maia. Direção Geral Luiz Fernando Carvalho.