Fortuna Crítica - Luiz Fernando Carvalho

1, mai — 2016

Noveleiro

  • Luis Fernando Verissimo
  • O Globo

“Eu já tentava ver tudo o que Luiz Fernando Carvalho fazia, e não apenas por solidariedade de xará. O que ele está fazendo no Velho Chico ultrapassa tudo o que já fez na TV – com a possível exceção de Os Maias. Ele é incapaz de um enquadramento que não seja perfeito, e teve também o talento de escolher um elenco perfeito.”

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1, out — 2016

Velho Chico reinaugura um desejo de utopia

  • Maria Rita Kehl
  • O Globo

“Que novela extraordinária é Velho Chico. Que bela fotografia em tons de sépia e marrom. Uma novela cor de barro e pó, terra e argila. Nenhum ator é loiro — nem os coronéis. Ninguém tem olhos azuis. O Brasil de Benedito Ruy Barbosa e Luiz Fernando Carvalho é agreste. É pobre, remediado, devastado e esperançoso”

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24, mar — 2016

Velho Chico é um grande momento da teledramaturgia

  • Patricia Kogut
  • O Globo

“O cálculo milimétrico pode ser o maior inimigo da emoção, e essa frase vale para quase tudo. Mas não foi absolutamente o que aconteceu no capítulo de anteontem Velho Chico.. Ao contrário, essas duas forças correram juntas, potencializando a voltagem da ação.

Foi uma construção irrepreensível, um plano urdido e realizado com perfeição pela direção de Luiz Fernando Carvalho. Que lindo momento da dramaturgia.”

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30, mar — 2017

Prêmio Bravo! | Artista do Ano | Luiz Fernando Carvalho

  • Revista Bravo

Luiz Fernando Carvalho recebe o Prêmio Bravo! de artista do ano pela renovação estética no horário nobre.”

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16, mar — 2016

Velho Chico marca posição logo na estreia

  • Cristina Padiglione
  • O Estado de S.Paulo

“A trilha sonora, assim como a fotografia, a direção de atores e todo o trabalho cenográfico fogem da curva desenhada pela indústria da TV.”

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10, dez — 2016

Luiz Fernando Carvalho cria uma nova estética para o horário nobre

  • Sofia Cerqueira
  • Veja Rio

Mesmo marcado por momentos duros, o ano de 2016 teve um significado especial para o diretor. Prestes a rodar A Paixão Segundo G.H., filme inspirado na obra de Clarice Lispector, ele comemorou trinta anos da sua primeira incursão cinematográfica, o curta‑metragem A Espera. Também cravaram-se os quinze anos de Lavoura Arcaica, seu longa de estreia.”

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16, mar — 2016

Lindo capítulo marca a volta do Brasil rural à TV

  • Patricia Kogut
  • O Globo

“A estreia de Velho Chico teve mesmo o selo autoral do seu diretor, Luiz Fernando Carvalho.”

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1, out — 2016

Velho Chico marcou pela ambição estética e a relevância cultural

  • Mauricio Stycer
  • Folha de S.Paulo

Velho Chico é um marco na história recente da TV aberta brasileira. Tanto por seu tema quanto por sua estética, a novela lembrou como a teledramaturgia da Globo, em alguns momentos, é capaz de combinar entretenimento com relevância cultural e propor reflexões sobre a realidade do país.”

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18, mar — 2016

Velho Chico e o Brasil real e o da fantasia

  • Patricia Kogut
  • O Globo

Velho Chico, de alguma forma, trouxe a fábula de volta ao horário nobre. (…) Mas a realização de Luiz Fernando Carvalho faz sonhar. E a história de Benedito Ruy Barbosa tem muitas chances de agradar com essa mistura de realidade árida com estetização.”

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15, mar — 2016

De volta ao folhetim clássico

  • Carla Bittencourt
  • Extra

Velho Chico estreou na noite de ontem cumprindo todos os requisitos de um novelão: cenas belíssimas, direção primorosa, elenco de primeira.”

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30, set — 2016

O maior mérito de Velho Chico foi provocar e estimular o público

  • Nilson Xavier
  • Blog do Nilson Xavier

Velho Chico abriu um precedente dos mais interessantes, que diz muito sobre a televisão moderna e o seu público. Desde sua estreia, a novela dividiu opiniões e provocou discussões. As metáforas propostas no texto de Luperi e Benedito encontraram ressonância na concepção estética do diretor. Luiz Fernando Carvalho ofereceu ao público o respiro ansiado, mas em uma embalagem à qual este público não estava acostumado. (…) É de Boni a frase: ‘A televisão deve andar sempre um passo à frente do público’. Velho Chico foi um bom exemplo.”

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30, set — 2016

Obrigado, Velho Chico

  • Mauricio Stycer
  • UOL

“Há muito tempo uma novela não me impressionava tanto.”

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29, dez — 2016

Quem fez a festa dos telespectadores em 2016

  • Patricia Kogut
  • O Globo

Velho Chico trouxe um vento novo para a faixa das 21h (…) Entre os destaques desse elenco estiveram novatos e veteranos, numa mistura de atores que encantou o público. Domingos Montagner, tragicamente morto perto da locação, impressionou mais uma vez, como o Santo. Marcos Palmeira esteve no melhor papel da sua carreira. Antonio Fagundes, depois de ajustes no personagem, fez um coronel grandioso. Chico Diaz, Lucy Alves, Fabiula Nascimento, Zezita Matos, Christiane Torloni, Julia Dalavia, Renato Góes e tantos outros brilharam.”

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21, abr — 2016

Cultura é estratégica

  • Luciano Alabarse
  • Zero Hora

Velho Chico é deslumbrante, com fotografia e enquadramentos cinematográficos, cores exuberantes e uma história shakespeariana que funciona.”

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28, set — 2016

A Presença incorpórea de Domingos Montagner em Velho Chico

  • Patricia Kogut
  • O Globo

“Nem dublê, nem truques rasteiros. Vítima de uma tragédia que entristeceu o Brasil — e mais ainda a equipe de “Velho Chico” —, Domingos Montagner estava na novela anteontem. Luiz Fernando Carvalho recorreu a uma câmera subjetiva para trazer a presença incorpórea do ator a quase todas as sequências. Era, claro, um recurso técnico. Porém, qualquer caráter racional foi plenamente absorvido pela dramaturgia e dissolvido pela emoção visível que dominou o elenco e alcançou o público. (…) Carvalho chegou perto de fronteiras perigosas e acertou muito mesmo.”

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25, set — 2016

Câmera subjetiva: solução de Velho Chico para Santo é linda

  • Maria Carolina Maia
  • Revista Veja

“Não deve ter sido nada fácil para o elenco de Velho Chico gravar as cenas em que falam com Santo sem que ele, que era interpretado pelo ator Domingos Montagner, morto afogado no rio São Francisco, no último dia 16, esteja de fato lá. Mas o resultado, que começou a ser exibido na noite desta segunda-feira pela Rede Globo, é sublime. (…) Em uma novela em que foi muito criticado pelo tom barroco que imprimiu às imagens e longas tomadas, o diretor Luiz Fernando Carvalho mostrou que, é, sim, um dos mais competentes da Globo”

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30, set — 2016

Velho Chico: cinco motivos que fizeram da novela um marco na teledramaturgia brasileira

  • Vanessa Scalei
  • Zero Hora

“Velho Chico não foi sucesso de audiência, mas ficará marcada por mudar a concepção estética de uma novela da TV aberta.”

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27, set — 2016

A contradição de Velho Chico: novela é finalista ao Emmy mas não cabe no catálogo de vendas internacionais

  • Cristina Padiglione
  • Folha de S.Paulo

“É quase uma contradição que o enredo não tenha apelo internacional e que, inscrito no Emmy Internacional, na categoria de novelas, esteja entre os cinco finalistas”

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6, jul — 2016

Disco Velho Chico 1 dá consistente caldo da música tropicalista do Brasil

  • Mauro Ferreira
  • Blog G1

Feita por Luiz Fernando Carvalho com Marcel Klemm, a seleção musical da novela Velho Chico é uma das melhores do gênero em todos os tempos. E estes 14 fonogramas do primeiro volume da trilha da trama rural oferecem caldo consistente da música tropicalista do Brasil.

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24, jun — 2016

Velho Chico: Uma novela para ver, ouvir e pensar o Brasil

  • Luciana Kraemer
  • Zero Hora

“Mesmo sendo do campo da Comunicação, estudo o gênero informativo – ficção não é minha praia. Mas tenho cá meus argumentos para defender que essa é uma novela que propõe algo de novo ética e esteticamente, e vale ser vista.”

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10, jul — 2016

Velho Chico eleva padrão do gênero e se firma como um grande folhetim da TV

  • Erick Rodrigues
  • Trocando de Canal

“Arrisco dizer que nunca houve um produto como Velho Chico no horário das nove e, a cada nova cena, confesso que fico ainda mais deleitado. É uma novela que propõe ao público um exercício para que nos acostumemos com o melhor, para que elevemos o nosso padrão.”

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Emocionante e primoroso o capítulo de hoje de Velho Chico

  • Jamari França
  • Facebook

“Uma novela entra para a História da teledramaturgia não pela audiência, mas por sua qualidade e esta preenche todos os requisitos. No que me toca mais, a música, nunca vi uma novela com um repertório de tal qualidade e sensibilidade”

3, ago — 2016

Lucy Alves, a Luzia de Velho Chico, é a atual dona da novela

  • Patricia Kogut
  • O Globo

O trabalho de escalação em Velho Chico foi amplo. O produtor Luiz Antônio Rocha buscou atores no Nordeste, Luiz Fernando Carvalho fez exaustivas seleções. O bom resultado está no ar. Aos talentos a que o público de televisão já está acostumado misturaram-se outros, menos conhecidos (como Lucy Alves)”

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7, jun — 2016

Marcos Palmeira se destaca em Velho Chico

  • Patricia Kogut
  • O Globo

“Esse é o melhor trabalho do ator na televisão e um aperfeiçoamento do que ele fez no passado, em outras tramas rurais.”

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19, abr — 2016

Irandhir Santos, um grande ator para prestar atenção

  • Patricia Kogut
  • O Globo

“Agora, mal chegou, já mostrou que Bento não vai ficar atrás. Vale prestar atenção.”

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27, abr — 2016

Zezita Matos e Cyria Coentro, grandes acertos de Velho Chico

  • Patricia Kogut
  • O Globo

“A veterana atriz nascida na Paraíba e mais conhecida por seu trabalho no cinema (“O céu de Suely”, “Baixio das bestas” e “Cinema, aspirinas e urubus”) se destacou nas cenas. Mais que isso. A potência da Piedade de hoje vem do cuidado com que Zezita está honrando a tarefa que recebeu de Cyria. Ambas incorporam o arquétipo da mulher sertaneja. É um trabalho muito bonito e aqui merece elogios ainda a direção de Luiz Fernando Carvalho”

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